Melô do Papel

9 - fevereiro - 2008

É até triste chamar essa música assim, mas fato que muita gente nem sabe o nome e continua chamando pelo apelidinho infame. Durante minha pequena pesquisa, descobri que quando atingiu seu auge, a música foi lançada em vários CDs populares de coletânea com este subtítulo, afinal, quem é que lembra de The Housemartins? Quem é que sabe que a música se chama Build? E quem é que sabe que essa música é deles? Um pecado por sinal…

Uma banda como essa não poderia ter o tempo de duração de aproximados três anos =/

Eu sempre gostei dessa música e quando comecei a fazer cursinho de inglês, tentava descobrir qual o nome dela, através das poucas palavras que eu entendia. A minha maior curiosidade era saber o que significava o pa-pa-pa-papel =/ tolinha!

Resumindo a história, eles eram estudantes universitários que formaram a banda em 1984 quando Paul colocou um cartaz na sala do campus pedindo que músicos entrassem em contato. Eles não foram tão sucesso, conseguiram apenas dois TOP 10, com Happy Hour em 3º lugar em 1986 e Caravan of love a capela em 1º em 1986. Resolveram acabarinício de 1988, dando a desculpa que sempre planejaram cantar só três anos, mas dizem que os artistas estavam com visões diferentes do rumo que pretendiam colocar a banda. E eu que sempre achei que eles na verdade eram do exército americano (vai dizer que não parece?) Dizem que a banda chegou a ser descrita como uma cópia da banda The Smiths… ah eu não acho!

—–

Paul Heaton e Dave Hemmingway formaram os The Beautiful South em inícios dos anos 90. Em 2001, Heaton editou o primeiro álbum a solo, Fat Chance, sob o pseudónimo de Biscuit Boy AKA Crackerman.

Stan Cullimore possui uma empresa de produção de vídeo e faz programas para a BBC e ITV. Excelente escritor de histórias para crianças.

Norman Cook dedicou-se à música de dança, envolvendo-se em vários projectos como DJ. Foi no entanto com o projecto Fatboy Slim que atingiu o sucesso mundial.

Hugh Whitaker foi notícia em 1993 por ter sido preso após ter atacado o seu sócio (que o tinha enganado e quase levado à ruína) com um machado. Basicamente foi isto. Agora vive pacatamente em Leeds e toca regularmente em várias bandas locais.

Ted Key, um dos membros fundadores, é professor de Matemática em Berkshire.

—- copiado

Estou em busca de fotos atuais, que tiver please!

Nada a ver com Forrest Gump…

TRADUÇÃO

Construir

Escaladores em grandes botas más
Desenterraram o meu recanto, desenterraram as minhas raízes
Trataram-nos como uma cidade de plasticina
Eles nos reconstruíram e nos derrubaram

De Mecanno a Legolândia
Eles vêm com um tijolo em suas mãos
Homens com a cabeça cheia de areia
Isto é construir

É construir uma casa onde nós possamos ficar
Colocar um novo pedacinho a cada dia
É construir uma estrada para que nós cruzemos
Construa muitas e muitas e muitas

Homens assobiando em camionetes amarelas
Eles podem e nos desenham diagramas
Mostrando-nos como tudo funcionava
E anotaram em caso de dúvida

Lento, Lento, rápido, rápido, rápido
É parede por parede e tijolo por tijolo
Trabalham tão rapido que isto te deixa doente
Isto é contruir

Para baixo com os bastões, acima com os tijolos
Entrem com carregadores, subam com as raízes
Estão dentro com ternos e novos recrutas
Isto é contruir

18 Respostas to “Melô do Papel”

  1. Marcio Martins said

    Olá Aline, adorei, a muito tempo vinha procurando esta musica, mas não me lembrava o título dela, me emocionei de +, me fez lembrar meus 13 anos.

    Valeu mesmo.

    Beijos.

  2. Márcio said

    Muito bom! Agradeço o Show de informações sobre essa maravilhosa banda. E chega de Melô do Papel… Viva Build!

  3. Cassia said

    Valeu… Puxa…
    queria tanto essa música,
    eu tinha 15 anos quando tocava.
    bons tempos…
    É muito linda!
    abç

  4. Rodrigo said

    gosto muito dessa musica traz boas lembranças, mas ptz a letra é muito podre decepção….

  5. Karina said

    Obrigada por todas as importantes informações. Estava procurando exatamente como se chamava essa musica e como se chamava a banda que a canta.
    Valeu muito!!!!!!!!

  6. Renata said

    Muito legal!

    Adorei ver o clipe também.

    bj

  7. Jamil said

    Então a famosa melô “pa-pa-pa-papel” era na realidade “bui-bui-bui-bui-build” É…Fazer o quê? Ser cultivado é outra coisa!Mas papel era mais engraçado.Fico imaginando como eles interpretariam “A casa” (Vinicius de Moraes).

  8. elton said

    cara
    essa é a melhor musica que eu ja ouvi
    na minha vida, e e um prazer
    ouvi-la após tantos anos………..

  9. Andréa said

    adorei saber dos HoseMartins, eles trazem boas lembranças na época em q eu tinha meus 14 anos q eu namorava um rapaz e essa música Build eu amava.Por onde andam os House Martins?

  10. Leopoldo said

    Ahhhhhhhh!!!! Build?!?!!? Nunca adivinharia o nome. Adorava essa música quando criança. Me surpreendi com o fato do Fatboy Slim ter tocado na banda! Dá pra ver lá no fundo ele cantando pa-pa-pa-papel…. UAHAUHA! Valeu pelas informações!

  11. junior said

    muito bom! esava procurando o nome dessa música a algum tempo! obrigado!

  12. Adoro demais esta música!eternamente!!!

  13. lucas said

    de mais so tenho 13 anos e essa musica e demais

  14. Tel o melo do “chame o bombeiro” também….rs
    I’ve should know better é a letra original!
    Bpm pra dançar em festas de garagem com rostos colados….
    SDS

  15. Susana de Melo said

    Olha, você tirou as palavras da minha boca!!!!
    Aconteceu comigo a mesma coisa na aula de inglês!!!!
    Ninguém sabia, muito menos eu. Nem o professor!!!!
    Eu até confundi com Morrissey (The Smiths).
    Um forte abraço.
    Susana

  16. Flávia said

    Boa noite, fiquei muito feliz com a tradução da letra, pelo que eu entendi eles não se referiram apenas em relação a construção de uma casa, mas sim de que em tudo na vida necessitamos, construir… e é fundamental iniciarmos pelo alicerce, e é necessário sabermos colocar tijolo por tijolo em seu devido lugar, não ultrapassando a ordem e o sentido das coisas, porque sim não? a casa desaba a vida desaba. Gostei de seus comentários serenos e com um excelente contexto, nos deixou bem informada, parabéns… Essa melodia é divina. Flávia.

  17. Elivan said

    Musica muito bonita, podiam fazer mais dessas hoje em dia uhsauhsusha

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

